VIDEOS COM PROFISSIONAIS DO ÁUDIO

VIDEOS COM PROFISSIONAIS DO ÁUDIO
Clique na imagem para assistir videos com profissionais de AV

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

004 - Audio na Igreja - Inteligibilidade

Inteligibilidade

Conforme destaca o dicionário, essa palavra vem do adjetivo inteligível, que significa "compreender bem". O ser humano é capaz de ouvir as frequências compreendidas dentro do spectro de 20Hz até 20Khz. Como entender isso?
Imagine um teclado de piano: o lado que fica totalmente à esquerda representaria os 20Hz ou os sons graves. No lado totalmente à direita ficam os 20 KHz, ou, os sons agudos, na parte central estão os sons médios.
Sendo assim podemos dividir este espectro de frequências em Graves, Médios e Agudos, que por sua vez vão subdividir-se em Médios Graves, Médios Médios e Médios Agudos. Observe que nesta subdivisão os Médios foram subdivididos em Médios Graves, Médios Médios e Médios Agudos. É exatamente nesta região que encontramos as frequências que são melhor compreendidas pelo ouvido humano. A ciência descobriu que os cães e morcegos, por exemplo, ouvem frequências muito acima de 20 KHz, enquanto que os elefantes e baleias podem produzir e ouvir sons muito abaixo dos 20 Hz.
É muito comum verificar, em muitas equalizações, nas sonorizações, que as regiões Médias são normalmente muito atenuadas, e aí esta um grande problema, pois como já dissemos, nesta região está a maior parte das frequências que nosso ouvido compreende melhor. Nesta região está a voz humana, e a maioria dos instrumentos que fazem a parte harmônica da música, como violão, guitarra, piano, sax, etc.
Cabe então ao operador, treinar o seu ouvido para perceber quais são as frequências que devem ser destacadas, seja da voz ou dos instrumentos. Não esquecendo que a resposta (acústica) do ambiente pesa muito, sendo necessário então um equilíbrio de todos estes fatores.
Até a próxima !

Samuel Mattos 01/3/2007

Est. A da RTM - 1998