VIDEOS COM PROFISSIONAIS DO ÁUDIO

VIDEOS COM PROFISSIONAIS DO ÁUDIO
Clique na imagem para assistir videos com profissionais de AV

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

001 - Audio na Igreja - Introdução


Nº 001 - Introdução

Gostaria de conversar um pouco nesta coluna, sobre um problema que muitas igrejas enfrentam na maioria de seus cultos o som. As reclamações são sempre as mesmas: " esta muito alto, esta muito baixo, não entende-se nada do que se canta, que ruído é esse, o microfone esta falhando, não funciona, etc. "
O maior problema que verifico quando visito igrejas para avaliação de seu equipamento de som, é a falta de preparo das pessoas envolvidas na operação do som, dessas igrejas. Quero dizer que, se não houver um mínimo de investimento nas pessoas que diretamente irão lidar com o equipamento, de nada adianta grandes investimentos. Costumo fazer a seguinte comparação; pode ser qualquer tipo de aeronave, um jato moderníssimo ou um teco-teco, se o piloto não estiver preparado o avião vai acabar caindo.
Existem hoje no mercado inúmeros cursos que preparam profissionais na área de operação de áudio, habilitando-os para executarem os trabalhos mínimos relacionados ao som da igreja, por isso
sempre aconselho a liderança da igreja a que, se possível, patrocine ao candidato a operador da igreja, um destes cursos.
Nosso propósito nesta coluna é ajudar aqueles que não tiveram acesso a nenhum destes cursos,
ou que já tem conhecimento ou experiência na área, mas mesmo assim ainda encontra muita dúvida
no dia a dia de seu ministério de operador de som da igreja, sim ministério, considero que esta pessoa, assim como os músicos, ministros de louvor, pregador, evangelista, deva ter este chamado para atuar
nesta área.
Hoje vamos ficar por aqui e na próxima semana passaremos já, direto para um assunto importante dentro do nosso tema principal, som na igreja.

Samuel

Estúdio A da RTM - 2002